Home | Mapa do site | Perguntas Freqüêntes
  Empresa > Trabalhos Técnicos - Isolleter

Proteção contra Incêndios: Lã de Rocha Basáltica THERMAX®
em Estruturas Metálicas

por: Attilio Nelson Pacini

1. Proteção Passiva de Estruturas Metálicas com Lã THERMAX®
2. PEM - Painel para Proteção ao Fogo de Estruturas Metálicas
3. CARTA DE COBERTURA para PEM - THERMAX® (ainda não disponível)
4. Esquema de Fixação dos Painéis aos Perfis


1. PROTEÇÃO PASSIVA DE ESTRUTURAS METÁLICAS COM
LÃ DE ROCHA BASÁLTICA THERMAX®

A Lã de Rocha THERMAX®, produzida com pedras basálticas, tem sido utilizada no Brasil em portas corta-fogo, anteparas navais e outras aplicações onde se exigem do isolante alta eficiência térmica, resistência a altas temperaturas (superiores a 1.000ºC), leveza e economia.

Na proteção passiva de estruturas metálicas, a Lã de Rocha é largamente utilizada na Europa e E.U.A., devido às características citadas acima e, principalmente, pelo fato de ser rígida. Sendo rígidos e conseqüentemente auto-portantes, os painéis de Lã de Rocha podem envolver os perfis metálicos na forma de caixas (ver croquis 1). O espaço de ar assim criado melhora o isolamento, o que se traduz em menores espessuras do que se o isolante acompanhasse o contorno do perfil. Adicionalmente, os painéis de Lã de Rocha podem ser fornecidos com revestimentos decorativos, dispensando a utilização de forros falsos sob os perfis.

(Croquis 1)

Características

· Disposição das Fibras:

As fibras da Lã de Rocha Basáltica THERMAX® são dispostas de forma aleatória (não direcional), o que permite que os painéis sejam recortados sem perder a estruturação original (fibras dispostas em camadas, ao serem recortadas perdem a estruturação, com grandes perdas durante a montagem). Além disso, os painéis podem ser curvados e comprimidos durante a montagem, sem quebras.

· Comportamento ao Fogo:

A Lã de Rocha THERMAX® funde a temperaturas superiores a 1.200°C, e não propaga chama em nenhuma situação, mesmo quando submetida aos ensaios mais rigorosos, como por exemplo quando colocada em uma mufla a temperaturas superiores a 1.000°C.

· Absorção de Umidade:

A Lã de Rocha Basáltica THERMAX® não absorve umidade do ambiente. Com relação a exposição à água na forma líquida, pode-se dizer que o produto é repelente, em razão dos aditivos adicionados ao produto.

· Absorção Acústica:

Quando aplicada em forma de caixa e dispensando a utilização de forros falsos, os painéis de Lã de Rocha podem ser fornecidos com um revestimento decorativo e ao mesmo tempo, permeável ao som (tecido por exemplo), de forma a aproveitar a excepcional performance acústica do produto.

Espessura

NRC

2"

0,752

4"

1,070

Obs.: NRC = Noise Reduction Coeficient = média aritmética da absorção acústica das frequências de 250, 500, 1.000 e 2.000 Hertz.

· Economia:

Talvez esta seja a característica mais marcante do produto, devido a grande facilidade de aplicação e conseqüente redução de mão de obra.

Determinação da espessura necessária

· Cálculo do fator de forma:

O fator de forma (FF) no sistema tipo Caixa é definido pela relação entre o menor perímetro de penetração do calor (P) e a área da seção do perfil (S).

Perfil

Colunas

Vigas


PEM

2. "PEM" - THERMAX®

Proteção contra incêndios em estruturas metálicas

- Descrição:
Painéis rígidos, fabricados a partir da Lã de Rocha Basáltica THERMAX®.
Resiste a temperaturas superiores a 1.000 °C.

- Uso:
Proteção de estruturas metálicas contra o fogo.

- Dimensões:
1.200mm x 600mm ou em dimensões especiais, sob consulta.

- Embalagem:
Saco plástico de polietileno.

- Espessuras:
Por se tratar de produto de uso específico, o cálculo da espessura é feito pelo departamento técnico da Rockfibras, em função das características do perfil e do tempo necessário de proteção ao fogo.

- Montagem:
Deverá ser feita por profissionais especializados, acompanhando os planos de testes indicados pela Rockfibras. De uma maneira geral, pode-se dizer que os painéis "PEM" são empalados a pinos de aço, previamente fixados aos perfis. Alternativamente, a fixação pode ser feita com pinos de travamento sem soldagem aos perfis.

- Condutividade Térmica:

Temperatura Média (°C)

( w/m.K)

100

0,048

200

0,064

300

0,099

Obs.: Entende-se como temperatura média à média aritmética entre a temperatura de face quente e de face fria. Testes segundo a ASTM-C-177.

- Coeficientes de absorção acústica (%):

  Frequência (Hz)

Espessura (mm)

125

250

500

1000

2000

4000

50

50

59

90

100

100

100

100

87

100

100

100

100

100

Obs.: Valores estimativos. Métodos de ensaio ISO/R 354 e ASTM-C-423

- Homologação:
O produto "PEM" - THERMAX® é homologado para utilização na proteção de estruturas metálicas através de testes no IPT. Atende às exigências do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.


3. Carta de Cobertura para os Painéis PEM®

Desculpe-nos, ainda não disponível...

4. Esquema de Fixação dos Painéis PEM® aos Perfis

 

A montagem deverá ser feita por profissionais especializados, acompanhando os planos de testes indicados pela Rockfibras. De uma maneira geral, pode-se dizer que os painéis "PEM" são empalados a pinos de aço, previamente fixados aos perfis. Alternativamente, a fixação pode ser feita com pinos de travamento sem soldagem aos perfis.


- Para mais informações sobre este e outros produtos Rockfibras, veja: Produtos em Lã de Rocha THERMAX

Se você desejar participar de nossas discussões técnicas, mande email para tech@rockfibras.com

Voltar para o índice da Isoletter